Trembling Before G-d

Trembling Before G-d
Trembling Before G-d
Pôster do filme.
 Estados Unidos,  Israel,  França
2001 •  cor •  84 min 
Gênero documentário
Direção Sandi Simcha DuBowski
Produção Sandi Simcha DuBowski
Marc Smolowitz
Elenco Shlomo Ashkinazy
Rabino Steven Greenberg
Música John Zorn
Cinematografia David W. Leitner
Edição Susan Korda
Companhia(s) produtora(s) Cinephil
Distribuição New Yorker Films
Lançamento 21 de outubro de 2001 (Nova Iorque)
6 de dezembro de 2001 (Israel)
Idioma inglês, iídiche, hebraico
Receita US$788.896

Trembling Before G-d é um documentário estadunidense de 2001 sobre judeus ortodoxos gays e lésbicas que tentam reconciliar sua sexualidade com sua fé. O filme foi dirigido por Sandi Simcha DuBowski, um estadunidense que queria comparar as atitudes dos judeus ortodoxos para com a homossexualidade com a sua própria criação como um judeu conservador gay.

O filme recebeu dez indicações para prêmios, vencendo sete, incluindo o de melhor documentário nos festivais de cinema de Chicago e de Berlim em 2001. No entanto, alguns criticaram-no por mostrar uma visão parcial de como o judaísmo ortodoxo percebe a homossexualidade. Entre os críticos estão o rabino-chefe da África do Sul, Warren Goldstein, e o porta-voz da organização Haredi Agudath, rabino Avi Shafran.

O documentário é, em grande parte, em inglês, mas também há passagens em iídiche e em hebreu. Trembling Before G-d mostra as vidas de diversos judeus ortodoxos gays e lésbicas e traz entrevistas com rabinos e psicoterapeutas sobre as atitudes do judaísmo ortodoxo para com a homossexualidade. Durante os seis anos de produção, DuBowski conheceu centenas de judeus gays, mas apenas alguns concordaram em serem filmados, por medo de serem condenados ao ostracismo em suas comunidades.[1] Muitos dos que concordaram em ser entrevistados tiveram seus rostos pixelizados.[2] A maioria dos entrevistados é judeu estadunidense, sendo um britânico e outra israelense. O filme logrou êxito nas bilheterias, lucrando quase 800 mil dólares, apesar de ter estado em cartaz em apenas oito salas de cinema.[3]

  1. Wadler, Joyce (30 de outubro de 2001). "Even His Freeze-Frame Moments Seem Spastic". The New York Times. Página acessada em 23 de dezembro de 2013.
  2. Rechtshaffen, Michael (25 de fevereiro de 2002). "Trembling before G-d". The Hollywood Reporter. Página acessada em 23 de dezembro de 2013.
  3. Box Office Mojo. "Trembling Before G-d". Página acessada em 23 de dezembro de 2013.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search